O Mundo de Horrores da Omissão.


https://www.linkedin.com/pulse/o-mundo-de-horrores-da-omiss%C3%A3o-hamurab-albuquerque/?published=t
O Mundo de Horrores da Omissão.
Autor: Hamurab Almeida Tenório de Albuquerque.


   O pensamento Reformado do século XVI, desencadeado por Martinho Lutero (Martin Luther), não só enfatiza uma reforma religiosa. Mas também política e social em todo o âmbito euro-ocidental! Inspirando, futuramente outro personagem histórico, e chara do primeiro, Martin Luther King.
   Martin Luther King era um pastor batista, que não temeu atuar na política e fazer, dizer o que é próprio de um homem com coragem. Como ele mesmo afirma: “ -  O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que me preocupa é o silêncio dos bons. ” Se faz necessário, para efeito de estudo, entendermos o momento histórico de Lutero( germânico) e Luther( U.S.A) viveram.

   Lutero presenciou a corrupção da igreja, não só na integridade religiosa, no tocante à afrontar as escrituras; de igual modo com a forma de interagir na política e no direito de bens. Vale destacar que a Igreja Romana era mandataria na política- econômica-social na Europa naquele período.                                                                                                                                                                
    A Igreja de Roma manipulava os fiéis com crendices e superstições, os coagindo a pagar indulgência, por meio de barganha e terror psicomístico, entre outras explorações. Não muito diferente de muitas instituições ditas protestantes nos dias atuais. Mas este é tema para um outro artigo de opinião. De forma estratégica e corajosa Lutero escolheu o dia 31 de outubro para divulgar suas teses, sabendo que dia 1 de novembro “ Dia de Todos os Santos” a cidade estaria cheia para confraternização, assim daria uma amplitude a suas teses, alcançando um número bem considerável de pessoas; além do surgimento da impressa, levando suas ideias para outras regiões da Europa.
“ O Justo viverá pela fé” Romanos  cap. 1 verso 17, está frase do Apostolo Paulo inspirou Lutero a elaborar suas teses e protestar contra o clero romano.
De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.(Rui Barbosa)


    Retornemos para analogia do que disse Luther King... em todos os tempos é notório os sofistas, os hipócritas, fariseus, tiranos, mau-caráters de forma geral. Está na natureza destes praticarem canalhices, contrariarem a ética e criticarem ás pequenas falhas dos justos (bons), para os atormentar e persegui-los. Os bons por sua vez, são longânimos, pacientes em sua vida prática. Evitam problemas e discussões e neste ponto estão certos. Porém os hipócritas são astutos e bem atentos a seus propósitos.
     Atualmente isso se aplica aos políticos que nos representam, tudo indica desde a fundação do Brasil. Observa-se nos vários agentes das camadas desta sociedade. Apologias á prostituição, confundem os jovens com sua corrupta e venenosa maneira de se travestirem de bonzinhos e defensores de classes desfavorecidas. Deste grupo muitos atores, atrizes e cantores, comungantes desta agremiação mal-intencionadas. Escolhem esta postura em troca de apadrinhamentos dos mais engenhosos favores e vantagens.

    Os governantes minam as oportunidades dos cidadãos, por meio dá má gestão, corrupção e bancadas parlamentares cheias de corruptos. Pobre do cidadão honesto, demasiadamente pagando usuras, sucumbem a carga de impostos terríveis. Por levarem uma vida permissiva de silêncio e sem discernimento, querendo ser ludibriados muitas vezes, por meio de seu acomodamento e resmungados inúteis, não se atentando a verdade dos fatos, fugindo de uma realidade crítica e concreta.
   O que preocupa é o acanhamento dos honestos. Por quê?! Porque este acanhamento faz com que os criminosos ganhem terreno e ocupem elevados postos no campo de batalha da vida em sociedade. E como isso é preocupante!
    Na verdade, um dos distintivos dos honestos é a paciência, mas tal virtude deve ficar no cofre, quando a corrupção chega a certo ponto, e se neste terreno permanecerem anônimos; a sociedade cairá em um abismo, sabendo que o mal destrói tudo em sua volta pelas mãos de seus membros decaídos, isto é, os desonestos- hipócritas.
    Apenas à ação dos justos pode mudar o quadro, pelo fato deles deterem a decência, não só isso, por não serem como os hipócritas, pois sua doutrina é factual, prática e crível, diferente da demagogia deles. Jesus Cristo mudou o mundo, enfrentando o mal que há no mundo.
“No mundo tereis aflições, mas não temam, porque eu venci o mundo.” (Cristo).

Comentários

Postagens mais visitadas