Os Records de Andre Matos.

 *Curtam minhas páginas no Facebook
https://www.facebook.com/AndreMatosVoltaProAngra/
https://www.facebook.com/hamurabofficial/

 O conceituado músico Andre Matos e ícone no heavy metal brasileiro, um dos maiores representantes do Brasil no mundo, ex-vocalista das bandas Viper, Angra, Symfonia, participou do metal ópera Avantasia e tem participações com inúmeras bandas consagradas, agora retornando ao Shaman, depois de pouco mais de uma década de carreira solo e ainda tem voos a serem alcançados.


  O fato é que com uma carreira de 34 anos a serem completados no dia 8 de Abril de 2019 quando realizou seu primeiro show com a banda Viper, ele não tem um histórico de estabilidade em bandas e por este motivo o veterano da música tem uma pequena discografia por onde passou, o que se torna um contraste com uma carreira com muitas conquistas, superando quadros de dificuldades da cena nacional e estrutural do país em formar artistas e vencendo em mercados internacionais. O contraste é de um músico competente com uma discografia curta nas bandas "soando" como estreante, em tempos em tempos. No geral a soma da discografia de Andre Matos é bem satisfatória, isto somando todos os trabalhos! Quando analisamos a discografia e a carreira de Andre Matos, aferimos neste exame que alguma coisa acontece depois do segundo CD, as coisas começam ficar estranhas e logo depois temos um cisma nas bandas que fez parte. Vamos analisar logo abaixo está discografia, porém não analisaremos demos e nem EP´s por serem ou pré-lançamentos o formas condessadas de um Álbum Fonográfico .
  O paulistano se lança no mercado profissional com o Viper em 1985 e em 1987 lança o primeiro álbum de sua carreira musical, o Soldiers of Sunrise.




O segundo álbum de estúdio do Viper e de Andre é o Theatre of Fate, lançado em 1989, 1 ano antes de sua saída da banda. A sua saída foi pacifica, ele foi para a faculdade de música estudar composição e  regência e no vídeo de comemoração de 20 anos de Viper, eles falam que eles também queriam fazer uma música com menos piano e teclados, algo característico nas músicas de Andre Matos que passou a ser menos usual na carreia Andre Matos Solo. No ano de 2007, Andre faz uma participação em uma música para o novo álbum do Viper , a "Love is All".





 Um retorno com o Viper ocorre no ano de 2012 com uma turnê comemorativa de 25 anos de lançamento do primeiro álbum de estúdio, o Viper tocou na integra os dois primeiros álbuns da banda e gravaram um DVD ao vivo, lançado em 2015. Este evento podemos medir o tamanho da importância de Andre Matos, pois o retorno temporário ao Viper coloca a banda novamente no topo da cena do Rock nacional, inclusive com aparição no programa Altas Horas, transmitido pela rede Globo de televisão. Não apenas isso, posteriormente influência o pedido dos fãs para celebrações de álbuns do Angra, ele atende o pedido dos fãs e celebra os dois primeiros CD´s do Angra exceto o seu último, porque segundo ele não traz boas lembranças. Logo após está tour, ele com sugestões, inclusive minha nas suas páginas oficiais, ele em 2015 começa a celebrar os seus 30 anos de carreira, faz uma enquete com os fãs no seu site para que eles escolham as músicas do repertório dentre todas de sua carreira.
  O Angra foi contagiado com a turnê comemorativa de Andre e o convidou para celebrar os álbuns juntos, ele ainda com ressentimentos dos seus irmãos na música recusa e ambos celebram de forma independente os CD´s. Essa onda causada pelo Viper e Andre de turnês comemorativas acaba contagiando outros ex-membros do Angra como o próprio substituto de Andre, o Edu Falaschi, passou a celebrar 25 anos de carreira, e fez uma turnê comemorativa de seus anos no Angra, Rebirth of Sahdows Tour e agora irá celebrar 15 anos do álbum Temple of Shadows com orquestra e musicais de câmera. Fabio Lione também entra na corrente e faz uma tuor comemorativa com sua antiga banda.
   Todos estes eventos subsequentes mostram a força de Andre Matos na cena e sua grande influência.
   



  

   (Continuando com a analise da discografia de Andre Matos)
 
 Depois de 2 CD´s gravados e sua entrada na faculdade de música, Matos conhece um outro grande músico que está trabalhando em projeto da faculdade que se chamava Angra, a deusa do fogo na mitologia indígena, se trata de Rafael Bittencourt.Os dois começam a banda Angra em Outubro de 1991, os trabalhos de composição foram levados a sério e a banda chegou a trocar de guitarrista duas vezes em três meses, mas permaneceram com os trabalhos em andamento ficando definitivamente no posto Kiko Loureiro. O resultado disto foi o lançamento de um dos mais celebres álbuns do heavy metal, o Angels Cry (1993).    


O Angels Cry foi um sucesso e rapidamente, ganhou prestígio e o mercado, não só a música e a banda tinham uma identidade única, como os músicos colocaram elementos  novos da música erudita (bem usual por bandas da Europa), música brasileira e músicas étnicas. A banda desde então trabalhou muito e gravou muitos Ep´s, após o Angels Cry.
  No ano de 1996, no dia do meu aniversário, 23 de Março, foi lançado outro grandioso álbum o Holy Land. O lançamento de grandes CD´s viriam a se torna marca registrada do Angra mesmo com a saída de André e outros integrantes.
Holy Land é um CD inovador que chama atenção do público pela singularidade rítmica, com bastante brasilidade.Com este CD seguiram em uma longa turnê mundial e gravaram alguns EP´s. O Holy Land vem a deixar uma base do que o Angra veria a ser daqui em diante e o Shaman, isto é, com elementos étnicos e percussões cada vez mais elaboradas.

 


 O clima na banda já não era o mesmo depois do segundo CD, Andre Matos ensaiou algumas saídas da banda, durante a gravação do terceiro álbum da banda "Fireworks"(1998) acontece algum mal estar na banda e Andre Matos fica afastado das gravações e no seu lugar fica Edu Falaschi chamado por Kiko Loureiro e com eles participou de um ensaio, segundo relata Luis Mariutti em seu canal no Youtube e Edu Falaschi em uma palestra no Banco do Nordeste. O Edu Falaschi afirma que Andre Matos permaneceu na banda, naquela época, porque um empresário francês da banda, veio da Europa pedindo para Andre ficar na banda, insistiu muito para tal, conseguindo que o Andre ficasse. Porém a relação era conflituosa internamente e videos dos shows, entrevistas da época, mostram um clima tenso entre os integrantes. O Fireworks é um ótimo CD, acima da média com boas músicas que ficam belas de forma acústica também. Uma curiosidade revelada no canal de Luis Mariutti no Youtube, é que a música do Shaman "Fairy Tale" foi composta para o Fireworks por Andre Matos, porém não entrou no álbum. No entanto o Fireworks está um pouco abaixo das expectativas e do potencial dos dois primeiros CD´s, a arte da capa do CD não é lá essas coisas, sendo o único ponto positivo é a logomarca Angra, está centralizado na imagem do CD, diferente dos álbuns anteriores. Depois da turnê de 1999 a banda entra em um período de férias, provavelmente para acalmar os ânimos,  e no final de Agosto do ano 2000, três membros titulares Andre Matos, Luis Mariutti, Ricardo Confessori mais o tecladista Fabio Ribeiro saem do Angra. Somando os álbuns com EP´s como critério de desempate o Angra é a banda que André Matos mais contribuiu e depois dela apenas sua carreira solo, igualando 3 álbuns de estúdio.
 Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=dHteXdysjFI,
 Link 2: https://www.youtube.com/watch?v=UiRtrYATh_E

Virgo 2001
É um projeto com o ex- produtor do Angra, Sascha Paeth, o nome Virgo faz referência ao signo dos dois que é o de Virgem. É um CD  muito diferente dos trabalhos no Angra, não é um heavy metal tradicional, é praticamente um Pop Rock/ Grunge bem leve. Foi o único CD deste projeto que não obteve um sucesso perante o público que cultiva o heavy metal, mesmo sendo de ótima qualidade, teria sido mais popular se buscassem um outro público alvo na divulgação.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=dMmoLf5JHok





Avantasia - The Metal Opera 1 (2001)
foi o lançamento do CD do grande projeto de metal ópera com participação de Andre Matos, inclusive nas turnês deste e do segundo CD. Depois disso Andre apenas faz uma contribuição em uma canção em 2010, sem maiores envolvimentos com o projeto Avantasia- The Wicked Symphony.
link :
https://www.youtube.com/watch?v=-_gj4tvy1Dw





The Metal Opera II  (2002) segundo e última participação efetiva de Andre com o metal ópera Avantasia. 


Shaman 2001

  Depois de gravar o Virgo, André se une a Ricardo e Luis para completar o time. Eles colocam Hugo Mariutti na equipe que é irmão de Luis Mariutti. O Shaman tem muita coisa étnica que nos remete ao Holy Land do Angra, inclusive tem uma faixa no CD Holy Land que se chama The Shaman. Essa banda atingiu uma fama nacional sem precedentes para uma banda de heavy metal nacional, tendo a faixa Fairy Tale como tema da novela da rede Globo, "O Beijo do Vampiro", com várias aparições em programas de TV da Globo e artigos em páginas culturais de grandes jornais impressos do Brasil. Chegaram a gravar o considerado o melhor DVD do gênero no Brasil o "Ritualive". No entanto em termos mundiais era menor que o Angra. O Angra seguiu seu caminho e manteve sua identidade musical e revelou três grandes talentos para o mundo com o músico autodidata Edu Falaschi (violão/piano), Aquiles Prister (bateria) e Felipe Andreolli (baixista virtuosíssimo) .
  O primeiro álbum do Shaman foi o Ritual (2002) e iniciou com a melhor estréia de toda carreira de Andre Matos, o sucesso de Ritual foi gigantesco. 






 O segundo álbum do Shaman foi o Reson (2005)  e também o último de Andre com a banda até então.



Conflitos internos ocorrem quando o Shaman tinha apenas 2 álbuns e gera uma divisão forçando Andre Matos a lançar sua carreira Solo, junto com outros dois membros do Shaman, Luis e Hugo Mariutti. O Shaman continua, porém diferente do Angra soa muito diferente de sua identidade original, mesmo com elementos étnicos a linguagem nas músicas é muito dispare, não sendo mais aceita por muitos como uma legítima continuação do Shaman. Recentemente o Shaman a pedido e campanha de fãs na internet o Shaman se reuniu novamente e estão tocando os dois Cd´s na integra. A diferença que agora eles não tem tocado músicas do Angra como faziam frequentemente no inicio da banda. 

Andre Matos Solo
Time To Be Free (2007)
esse álbum marca a reestreia de Andre com uma ótima recepção e com uma turnê muito boa para uma carreira Solo.


Mentalize (2009) este álbum foi concebido por pressão da gravadora e eles contaram com apenas 2 meses para compor e terminá-lo, há muitas boas músicas neste álbum, porém ele tem uma queda de qualidade considerando a discografia de Andre Matos e certamente isso tem haver com o pouco tempo para fazerem ajustes, mesmo sendo um trabalho bem feito algumas coisas parecem ser repetitivas no CD. Mas não é algo gritante apesar de perceptível para um fã comum.


Depois do segundo CD, claro alguma coisa tinha de acontecer na vida musical de Andre Matos, mesmo sendo uma carreira solo, a segunda badala dos seus record´s teve sua força e Andre Matos dá uma pausa na Banda Solo e mergulha em uma super banda, contando com músicos famosos na cena do rock europeu. A banda é o Symfonia eles fizeram um álbum maravilhoso o In Paradisum (2011) uma curiosidade é que os músicos europeus pediam para Andre cantar as músicas de sua fase no Angra durante os shows, inclusive a "Lasting Child" nunca tocada pelo Angra ao vivo. Eles também cantavam as músicas da carreira de Timmo Tolkki, com menos frequência e em menor número que as do Angra. A banda não atingiu as expectativas e teve prejuízos financeiros na turnê resultando no fim do grupo musical.


O ano de 2012 marca o retorno de Andre no Viper e lançamento do terceiro CD de sua Banda Solo (The Turn of The Lights) e uma sequência de celebrações de álbuns de sua carreira. Foi um período bem movimentado em sua carreira. O The Turn of The Ligths foi tocado nos shows antes de ser tocado na integra o álbum Angels Cry do Angra.
 
 *Andre ao longo de sua carreira contribuiu e participou em diversos projetos e gravações como convidado com bandas como Épica, Korzus, Aina, Dr. Sin, Metal Soulspell e outras inúmeras participações. 



  Andre atualmente está de volta ao Shaman com seus antigos companheiros e não vem se apresentando com sua Banda Solo, apenas em Piano e Voz, tocando músicas de sua discografia em teatros e nas casas de show do SESC pelo Brasil.
  Ele nem em sua Banda Solo superou a marca de 3 CDS do Angra, certamente este é um ponto a desenvolver em Andre, a persistência em longo prazo em suas bandas, o quê não impede que ele tenha outros projetos, desde que o trabalho inaugural seja mantido. Nos resta saber se ele irá superar sua marca na Banda Solo, gravando seu 4° álbum de estúdio ou se igualará seu número na segunda banda mais importante de sua carreira o Shaman, gravando o 3° álbum dele no Shaman.




Texto de Hamurab A. T. de Albuquerque. Curta minha página Hamurab Official no Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas